sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Entrada de ano novo

Este ano não cozinhei no almoço de Natal que fazemos todos os anos... ou melhor, não fiz o prato principal, que foi frango assado comprado na churrascaria :P Mas fiz a entrada, uma receita que vi no Clube dos Cozinheiros, programa de culinária do Porto Canal e do qual gosto bastante. Eles gostaram da entrada, talvez vocês gostem também... :) Bom ano a todos!!!!!

A receita...

Ingredientes (fiz mais ou menos a olho):
1 cebola picada
cogumelos laminados (usei duas embalagens de cogumelos frescos para 7 pessoas)
azeite q.b.
sal e pimenta preta moída q.b.
folhas de espinafres (uns 100 gr)
1 ovo por pessoa
fatias de pão de forma (1 fatia para cada 2 pessoas)
óregãos q.b.
2 colheres de sopa de vinagre (por cada 1/2 litro de água)
água
queijo gruyére laminado

Preparação:
Salteie a cebola num fio de azeite, tempere com sal e pimenta e quando a cebola estiver macia adicione os cogumelos. Deixe-os cozinhar um pouco. Adicione um fio de água e deixe os cogumelos cozinharem em lume brando, tapados. Destape a panela e deixe a água evaporar. Corte o pão em tiras (4 tiras por cada fatia), ponha azeite numa frigideira e coloque o pão a fritar em lume alto. Polvilhe o pão com os oregãos. Entretanto, prove os cogumelos e rectifique os temperos. Vire o pão para corar do outro lado. Coloque uma panela com sal, a água e o vinagre ao lume (utilizar 1/2 litro de água por cada dois ovos). Coloque os ovos a escalfarem e, quando estiverem prontos (a clara cozinhada e a geme crua), retire-os e coloque-os num recipiente com água fria, para parar a cozedura. Entretanto, coloque o pão a secar em papel de cozinha. Monte a entrada colocando os cogumelos por baixo, depois as folhas de espinafre, o ovo e, finalmente, o queijo laminado. Acompanhe com o pão frito. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Vi um comentário na Maracujazita, e vim conhecer o teu cantinho... Adorei esta entrada..
    Até breve
    Feliz ano novo e beijocas

    ResponderEliminar
  2. De vez em quando, e ainda mais nestas alturas que os preparativos nos ocupam imenso tempo, que sabe bem ir a um restaurante buscar a comida e almoçar/jantar calmamente na comodidade da nossa casa.
    E assim, tiveste oportunidade de preparar esta bela entrada =)

    Beijinhos e votos de um Bom Ano!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails