terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Doce de abóbora

Este foi outro dos doces que fiz para os cabazes de Natal deste ano. É um clássico e acho que agrada à maioria das pessoas... coloquei lâminas de amêndoa dentro dos frasquinhos quando estava a verter o doce, em vez de as usar na sua confecção, para dar aquele toque estaladiço ao se comer... A receita foi retirada do Roteiro Gastronómico, e é sugestão de Sandra Costa. Em termos de tempo de elaboração, confesso que ainda não tive grandes resultados com os doces feitos na MFP, pelo que os tenho feito no fogão, em lume muito brando, o que significa que este doce levou a tarde toda a ser feito. No entanto, isso não me obrigou a ficar presa ao fogão. Fui fazendo o que tinha a fazer e, volta e meia, ia à cozinha mexer o doce e controlar a sua cozedura. Nesse dia, a casa ficou super perfumada! :)


A receita...

Ingredientes:
1,5 kg de abóbora
800 gr de açúcar amarelo
2 laranjas
1 ou dois paus de canela (usei 2)
1 vagem de baunilha


Preparação:
Corte e descasque a abóbora, descartando as pevides (pode secá-las e utilizá-las em outros pratos, como cereais - granôla, bolos, etc.). Numa panela, coloque o sumo das laranjas, a abóbora cortada em bocados não muito pequenos, o açúcar, a canela e a baunilha aberta a todo o comprimento. Deixe cozinhar em lume brando. 
Para verificar se está pronto, molhe uma colher de pau  no doce e deite umas gostas num prato bem frio, se estiver pronto, não deve escorrer. Coloque em frascos esterilizados e ofereça como presente ou guarde para degustar com uma fatia de requeijão, de queijo fresco ou, simplesmente, com pão ou tostas. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails