segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bolo de clementinas

Decidi que as minhas colegas da aula de artes decorativas, aos sábados de manhã, iam passar a ser cobaias das minhas aventuras culinárias pela doçaria. Há duas semanas fiz um bolo de clementinas, retirado do livro "No forno", da colecção que comprei na Worten e ficou muito bom. O único problema é que cresceu torto! Por isso só tirei foto a uma fatia, até porque elas incertaram-no antes de eu o fotografar. :) Só tive pena de não ter tido tempo de fazer a calda. Mas de sabor estava fabuloso, principalmente porque estava morno, ainda :D
Bolo de clementinas
Ingredientes:
175gr de margarina vegetal amolecida, mais um pouco para untar (usei forma de silicone e saltei a parte do untar)
2 clementinas
175gr de açucar granulado fino
3 ovos batidos
175gr de farinha autolevedante
3 colheres de sopa de amêndoas moídas
3 colheres de sopa de natas magras

Para a cobertura:
6 colheres de sopa de sumo de clementina
2 colheres de sopa de açucar granulado fino
3 cubos de açucar branco, esmagados

Preparação:
Unte com um pouco de margarina, uma forma redonda com 18cm de diâmetro e forre com papel vegetal. Retire a casca das clementinas e pique-a finamente. Bata a margarina, o açucar e a casca de clementina numa taça até obter uma massa esbranquiçada e fofa (se quiser pode picar logo a casca com o açucar e adicionar depois a manteiga). Gradualmente, adicione os ovos batidos, batendo bem a cada adição. Suavemente, adicione a farinha, seguida das amêndoas moídas e, finalmente, das natas. Coloque a mistura na forma preparada. Coza no forno previamente aquecido a 180.ºC, durante 55-60 minutos, ou até que um palito saia limpo quando espetado no centro do bolo. Deixe arrefecer na forma durante 10 minutos.
Entretanto, para fazer a cobertura, coloque o sumo da clementina numa caçarola pequena, juntamente com o açucar. Leve a ferver em lume brando e deixe cozinhar 5 minutos. Desenforme o bolo sobre uma grelha. Salpique com a mistura de sumo de clementina até que seja absorvida e depois polvilhe com os cubos de açucar esmagados. Bom apetite!

3 comentários:

  1. E as clementinas estão em força agora, é mesmo de aproveitar :)
    A minha mãe está aqui comigo e adorou a tua cadelinha he he Tão fofinha!

    ResponderEliminar
  2. Bolos mornos com sabor a citrinos são mesmo do melhor!

    ResponderEliminar
  3. Ola Verita!

    Ora aqui está o bolo que eu provei nas nossas aulas ao sabado, estava muito bom.

    Uma beijoca para ti.

    Rute

    sonhoscoloridosdarute.blogspot.com

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails