segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A luta do Matias - objectivo alcançado em 3 dias!

A Ameixa do blog Canela Moída tem um amigo de quatro patas chamado Matias, um gatinho recolhido na rua há ano e meio e que faz as delícias lá de casa. Mas, tal como nós, os nossos amigos de quatro patas também ficam doentes e o Matias, depois de vários exames e análises, medicamentos e médicos, precisa agora de fazer uma Ressonância Magnética. Quem tem animais sabe que cuidar da sua saúde é tão ou mais caro do que cuidar da nossa, mas não há nada que nós façamos por eles. Se umas simples análises já são caras, imaginem uma ressonância magnética. Infelizmente, ela sozinha, por diversas razões adversas que neste momento está a passar, não consegue comportar sozinha o valor do exame e a Abelha Maia do blog A colmeia da abelha decidiu lançar um apelo e pedir a ajuda de todos nós para que o Matias possa fazer o exame.
Eu já contribuí e como amante de animais que sou, ou a minha bebé não fosse esta coizinha fofa que está aqui no lado direito, resolvi colocar aqui o apelo e os links dos blogs, para que possam também os e as internautas que me visitam conhecer melhor esta história e, quem sabe, ajudar.
Aqui fica apenas um trecho da luta do Matias nestes quase dois anos de vida, contado pela Ameixa:

"O Matias é um gato jovem, tem 1 ano e sete meses. Encontrei-o no início do Verão de 2008, pesava 400 gramas e trouxe-o para casa. Durante um ano esteve bem, cresceu e tornou-se num gato muito meiguinho e companheiro. Em Junho de 2009 teve o primeiro de uma série de ataques epilepticos, levei-o ao veterinário e começou a tomar luminaletas, primeiro duas por dia e depois três porque só duas não faziam efeito. Ficou controlado, um gatinho normal e mimado. No início de Outubro de 2009 começou com problemas urinários, tomou uma série de antibióticos julgando que seria infecção urinária mas, após um internamento para algaliação e análise da urina, descobrimos que tem cálculos urinários (estruvites) e a alimentação tem que ser especial e de luxo, só pode comer Royal Canin. As marcas mais baratas fazem-lhe mal. No primeiro dia de Janeiro de 2010 o Matias começou a comportar-se de modo estranho, perde a força e cai como se estivesse adormecido. Depois de uma ida ao veterinário resolveu-se diminuir a dose de luminaletas, pois poderia estar em excesso e a prejudicar o funcionamento cerebral. Tiramos apenas meio comprimido por dia e, alguns dias depois, o Matias teve 3 ataques epilepticos durante a noite. Voltamos à mesma dose para que não tenha convulsões. Seguiu-se a análise ao sangue que deu normal, o problema é cerebral. Só uma ressonância nos pode dizer o que ele tem."
Ps: esta é uma foto do Matias que retirei do blog Só possuídos, para que vejam a pérola que estão a ajudar. Ameixa, se quiseres que a retire é só dizeres, coloquei porque acho que todos devem ver esta coisinha fofa, que precisa da nossa ajuda.                                                                                                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails